quinta-feira, 3 de abril de 2014

A boca é o caminho do coração


Com' Fé da Manhã


Está escrito que a boca é o caminho do coração - "A boca fala do que está cheio o coração". Então, aí vai. Meu coração está cheio de saudade do meu Pai. O jeitão dele. A maneira como brincava comigo. Como gostava de mostrar a sua força. O riso de papai. A maneira brincalhona dele com mamãe. As piadas dele (até em culto fúnebre). A maneira como deixava aquele que estava perto à vontade. A implicância com Marildinha (Esposa). As raras vezes que ficava perto dos campos de futebol para mexer com os filhos. A alegria com os netos e netas. O caminhão que ele trabalhava, e que colocava a molecada toda para ir à praia da luz (Anos 70). Que homem maravilhoso! Vou dizer algo que alguns que conheceram ele vão rir de mim. Que homem lindo e gostoso!
Mas, o que mais sinto falta era a maneira como ele vibrava com as minhas conquistas. Lembro-me, de uma em especial. Quando cheguei em casa com o fusquinha 68, cinco furos, bege trigo dois. Ele ficou mais feliz do que eu. Como ele celebrou. Como ficou alegre. Estou sentindo falta disso.
Ele não era de abraçar, mas não estava nem aí, pegava ele de jeito num abraço apaixonado.   Ai! Como doem profundamente algumas lembranças.
Poucas pessoas possuem essa capacidade de ficar mais feliz do que o presenteado. Poucas pessoas estão prontas para celebrar a conquista do outro. Já disse em algumas ocasiões que “Chorar com os que choram”, exige menos do que “se alegrar com os que se alegram”. Aqueles que celebram são aqueles que experimentaram o contentamento. Festejemos as conquistas dos nossos filhos, esposa, pais, amigos. Celebrar significa fazer festa.                                                                                                                  Dica do Charles Swindoll: Compre um prato e uma caneca bem lindona (diferente do talher comum) e reserve em lugar fora dos olhos. Quando alguém da família estiver experimentando algum extremo (conquista ou derrota), pegue o prato e a caneca lindona e coloque na mesa sem que o escolhido perceba. Ser for conquista, celebre com palavras de estímulo. Se for uma dor ou derrota, digam palavras de estímulo e força. Faço isso em casa algum tempo. Confesso que é muito bom ver os olhinhos do escolhido.


Um dia de celebração... com o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário