domingo, 4 de maio de 2014

Não Perca a Cabeça - O Fruto do Espírito/Domínio Próprio




     
    Domínio Próprio não é ausência de atitudes, mas atitudes equilibradas. Quando Jesus entra no lugar que Ele mesmo chama de Casa de Oração, Ele sai quebrando e expulsando aqueles que se desviaram da essência da vida em adoração comunitária. Bando de ladrões. Podemos afirmar que Jesus perdeu o domínio da situação? Negativo. Ficou indignado por motivos certos e na medida certa. Não ponha sol demais sobre a vossa ira Irai-vos, e não pequeis. Qualquer coisa na medida certa é tudo de bom! Aquele que exerce a Temperança, o domínio próprio tem segurança no que faz ou deixa de fazer e isso é suficiente pra ele. O interior é tão firme que as coisas externas não afetam o equilíbrio.    Agora... Essa nossa inclinação de querer dar o troco, pagar na mesma moeda, não levar desaforo pra casa, não são do reino de lá, mas do lado de cá.
Aquele que não exercita o domínio próprio é conhecido como pavio curto, destemperado, esquentadinho, aquele que não se pode falar nada com ele que logo explode, e aqueles que precisamos pisar em ovos para não exceder, ou ficar aquém de sua exigência.
      Não confundamos domínio próprio com passividade. Aquele que vive na caminhada da temperança é proativo. É aquele que enxerga longe o problema, com isso, adquire condições para desviar seu furor.    

  • O exercício da Temperança nos conflitos se equilibra, quando se ouve as duas partes afetadas, podendo assim, aconselhar de maneira justa.       
  •  O exercício da Temperança se dá na medida certa da palavra proferida.   
  •  O exercício da Temperança reflete o quanto estamos dispostos a ouvir o outro lado da história.

O Domínio será impróprio se não for submetido a Deus.

Um dia de temperos na medida, 
para o bom equilíbrio da vida.

Um comentário:

  1. Fala Badaró,
    A paz de Cristo,
    Gostei muito do artigo. Parabéns.

    Atenciosamente,
    Leandro Costa
    http://www.passeandopelabiblia.com/
    https://www.youtube.com/c/seriefalandosobre

    ResponderExcluir