quinta-feira, 8 de maio de 2014

Abençoados são os que não têm nada a oferecer/Pobres de Espírito

A expressão “bem-aventurado” aparece 07 vezes no Antigo Testamento e 26 vezes no Novo Testamento. No início ministerial de Jesus assentado diante dos discípulos e a multidão, o sermão da montanha é exposto naturalmente, sem convencionalismo. 

Percebo a preocupação do Senhor Jesus em externar a temática da Bem-aventurança para suprir emocionalmente aquele grupo, fazendo-os entender, que a felicidade estava presente entre eles. Bem-aventurados (Muito mais que felizes) são os pobres de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os pacificadores, os que sofrem perseguição por causa da justiça e os que são caluniados. Alegrai-vos e exultai, pois é grande o vosso galardão.

Iniciaremos uma nova caminhada, e essa, pelo túnel do sermão da montanha, e com certeza sairemos melhores do outro lado. Pegue fôlego e venha caminhar comigo nas estradas das bem-aventuranças. 

O teólogo Eugene Peterson em sua tradução da bíblia A Mensagem, abordando o tema da bem-aventurança relata: 
“Abençoados são vocês, que nada têm para oferecer (Pobres de Espírito). Quando vocês saem de cena, há mais de Deus e do seu governo.” 

Sou arremessado para a história de João Batista que chegou para o exercício de ser o segundo. Era muito claro para João Batista que viria para abrir caminho para Jesus. Essa condicionalidade não é confortável para muitos em nosso tempo. Há toda uma promoção e glamour para aqueles que estão “em Cena” e desprezo para os que não estão. Sair de cena como o versículo propõe é um grande desafio. Mas, definitivamente precisamos entregar o governo da nossa história nas mãos do Senhor. Ele é o primeiro, nós somos os segundos. Estando-nos na posição daqueles que “nada tem a oferecer”, tomemos a consciência, que ser um Bem-aventurado exigirá de nós sairmos de cena.

# Saia de cena, esse lugar não é seu.
# Saia de cena, não poderá suportar esse lugar que não te pertence.
# Saia de cena, Deus precisa “trabalhar” e você está atrapalhando.
# Saia de cena, o protagonismo é de Deus, você e coadjuvante. 
# Saia de cena deixe o Senhor brilhar em você.

Um dia muito mais que feliz pra você e tantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário